Como acontece um eclipse?


No último dia 15 de junho ocorreu um eclipse lunar, visível no centro e no leste asiático, na Austrália, parte da África e aqui no Paraná.

Neste dia a Lua nasceu às 17:45h, exatamente no mesmo minuto em que o Sol se pôs, quando inicia então o eclipse. Como a luminosidade do final do dia ainda era grande, foi difícil perceber o fenômeno e, por isso, a Lua apareceu no céu já eclipsada. Às 18:00h a lua ficou completamente coberta e começou sair  da sombra da Terra, o que durou até aproximadamente às 19:00h.

Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro, podendo ser Lunar (acontece sempre em fase de Lua Cheia) ou Solar (acontece sempre em fase de Lua Nova).

Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar e, se o clima permitir, esse fenômeno pode ser visto por toda a parte noturna da terra, diferente do eclipse solar que pode ser visto em apenas uma pequena região, por isso é mais comum vermos um eclipse lunar do que um solar.


ECLIPSES EM 2011:

04 de Janeiro: eclipse parcial do Sol - Visível em parte da Europa, Norte da África e Ásia central.
01 de Junho: eclipse parcial do Sol - Visível apenas de altas latitudes do hemisfério Norte.
15 de Junho: eclipse total da Lua - Melhor observado do centro e sul da África central, Madagascar, Oriente Médio e Índia.
01 de Julho: eclipse parcial do Sol - Visível apenas do oceano Antártico ao sul da África.
25 de Novembro: eclipse parcial do Sol - Visível ao sul da África do Sul, Antártica, Tasmânia e parte da Nova Zelândia.
10 de Dezembro: eclipse total da Lua - Visível da Austrália, China, Japão, Mongólia, Rússia e Alaska.

Postar um comentário

0 Comentários