II FOCAR capacita professores em Astronomia!


Entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro foi promovido o II FOCAR - Curso de Formação Continuada em Astronomia, contando com a participação de aproximadamente 100 educadores dos NREs AM Norte, AM Sul, Curitiba e Paranaguá. O evento foi organizado pela equipe do Parque da Ciência, em conjunto com o Observatório Astronômico da UEPG e com o DEB - Departamento de Educação Básica da SEED.

A exemplo do I FOCAR (ocorrido entre os dias 06 a 10 de junho em Ponta Grossa), os principais temas da Astronomia foram assunto de diversas palestras e oficinas, ministradas por pesquisadores de renome no cenário astronômico brasileiro, visando capacitar e atualizar o profissionais da educação em ciências, através da abordagem dos conceitos mais fundamentais presentes no currículo escolar, do contato com telescópios em  oficinas de observação do céu e dos últimos avanços no campo da Astronomia. Também foram apresentadas estratégias e recursos pedagógicos que incrementariam o processo ensino aprendizagem, como o uso de softwares, dinâmicas e de programas como o TnE - Telescópio na Escola. 

Os participantes receberam materiais e recursos, merecendo destaque o Galileoscópio (luneta de baixo custo cedida pela Organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e entregue para cada escola representada), um CD compilado pela equipe do Parque contendo o material utilizado pelos docentes durante o evento (apresentações, vídeos, animações, leituras), bem como sugestões de práticas, softwares livres e seus manuais, a fim de subsidiar as práticas pedagógicas no ambiente escolar.

As avaliações realizadas mostraram a elevada satisfação dos participantes, que ressaltaram a alta qualidade do evento, a didática dos docentes envolvidos, o uso de diversos recursos e a estrutura do Parque da Ciência, propiciando uma abordagem interdisciplinar, contextualizada e atualizada da Astronomia.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer os parceiros e colaboradores que nos auxiliaram: Observatório Astronômico da UEPG, DEB, Observatório e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, Olimpíada Brasileira de Astronomia, Projeto FIBRA - UFPR, Clube de Astronomia da UTFPR, Sociedade de Astrônomos Amadores e CINETVPR.

Para 2012 estão previstas mais 3 edições do FOCAR: Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. Então professor, fique atento ao site do projeto "Céu do Paraná" - ceudoparana.uepg.br, e ao Blog do Parque da Ciência!

Postar um comentário

0 Comentários