Novas visitas temáticas para o 2º Semestre!


A partir do mês de agosto o Parque da Ciência disponibilizará novos temas para o programa de Visitas Temáticas, que consiste em uma modalidade de atendimento focada em uma área específica. A equipe pedagógica está nos preparativos finais para a execução dos seguintes Projetos: 

Ciência: Uma construção Histórica: De que maneira a humanidade está presente nas produções científicas? Como estas produções sofrem influência da sociedade em diferentes momentos históricos? Como o conhecimento científico é usado de forma a interferir diretamente em nossas vidas? Nesta visita temática buscaremos expor a Humanidade presente na ciência, tanto através dos fatores sociais, econômicos e políticos que influenciam na produção científica, como também de que maneira essa produção cientifica influência e esta presente no cotidiano da humanidade.

Caçadores do Passado: Você já pensou em como sabemos tanto a respeito dos animais e dos humanos primitivos? Como entender o passado da Terra e um pouco da história do homem a partir de escavações? Visando responder a essas perguntas e almejando despertar no público o interesse na preservação do patrimônio arqueológico e paleontológico, é que desenvolvemos este projeto. Os participantes poderão vivenciar na prática, de forma lúdica e interativa, o cotidiano de arqueólogos e paleontólogos.

Curitiba: de povoado à metrópole: Desde o surgimento das cidades a vida urbana evidencia contrastes, sejam eles de ordem social, econômica ou cultural. Para ilustrar a realidade curitibana, o Parque da Ciência promove uma viagem pela história da cidade, passando pela formação do povoado e sua evolução urbana até os dias atuais, provocando reflexões e contribuindo para uma possível leitura da metrópole contemporânea.

(Re) pensando o Meio Ambiente: Como conciliar a evolução tecnológica, o aumento na demanda de energia e o respeito aos limites do planeta? A temática ambiental é de fundamental importância na formação de um cidadão ético e participativo. Busca-se estimular ações que diminuam os impactos ambientais, auxiliando o participante a correlacionar seu modo de vida com os recursos renováveis e não renováveis por ele utilizados.

Por dentro do corpo humano: Você conhece seu corpo? Como a Genética explica a semelhança e, ao mesmo tempo, a diversidade entre seres humanos? Digestão, respiração, locomoção, reprodução, interação corpo e mente e a importância de hábitos que levem ao cuidado com a saúde são alguns dos assuntos abordados durante esta atividade.

Fazendo Arte: Você já pensou em descobrir o mundo através da Arte? A Arte é essencial para o desenvolvimento da expressão do mundo, pois permite criar uma concepção mais abrangente da realidade em que vivemos. Busca-se o desenvolvimento intelectual, motivacional e ocupacional dos participantes, colocando as manifestações artísticas como mediadoras do processo.

As referidas visitas temáticas têm o devido grau de aprofundamento conforme seu público alvo, podendo este ser: estudantes das séries iniciais através do Programa PCGC (Pequenos Cientistas, Grandes Cidadãos), estudantes de 6º ao 9º ano e Ensino Médio.

Mais informações estarão disponíveis em breve no site do Parque da Ciência, seção "Oficinas".

Postar um comentário

0 Comentários