Ciência no Brasil: o tamanho do Sol.

Por Anisio Lasievicz - Parque da Ciência

Ao questionarmos um estudante sobre quantos cientistas brasileiros ele conhece, provavelmente a resposta será nenhum, um ou talvez dois nomes, ainda mais quando as pesquisas estão relacionadas a grandes investimentos em instrumentação, como é o caso da Astronomia. 

Entretanto, diversos pesquisadores brasileiros desenvolvem trabalhos de ponta em áreas como Nanotecnologia, Química dos materiais e, especialmente, em Astronomia e assuntos correlatos. Um deles é o paranaense Marcelo Emílio, Doutor em Astronomia pela USP e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Com a colaboração de pesquisadores americanos do Havaí e de Stanford, o pesquisador paranaense utilizou o trânsito de Mercúrio (passagem do planeta na frente do Sol em relação à Terra em 2003 e 2006) para efetuar a medição do diâmetro do astro rei mais precisa realizada até momento. A nova medição aponta que nossa estrela tem um diâmetro de 1.392.684 km, 700km a mais do que a medição anterior.

Os fenômenos associados ao Sol têm impacto direto na vida terrestre, uma vez que diversas alterações (luminosidade, vento solar, radiações, variações no tamanho) interferem nos ciclos da natureza e nos equipamentos responsáveis pelas telecomunicações e transmissão de eletricidade.

Para saber mais consulte:

Postar um comentário

0 Comentários