Obtenção de mudas de árvores ou plantas ornamentais a partir de estacas (galhos) da planta mãe.

Por Ricardo Carilini - Parque da Ciência

Um dos produtos químicos usados no enraizamento de estacas é o Ácido Indol Butirico (também conhecido por suas iniciais AIB), um hormônio da família das auxinas - reguladoras do crescimento vegetal que atuam em partes das plantas, acelerando o seu enraizamento.

O AIB em pó é vendido em frascos com 1g, deve ser misturado a um litro de água para obtermos a solução enraizadora. A quantidade da solução que iremos usar depende do número de estacas que queremos enraizar. Se forem poucas estacas, usamos só meio grama de AIB para meio litro de água. Depois de preparada a solução, se houver sobra, esta deverá ser conservada em geladeira, em torno de um mês sem perder as suas propriedades, sendo necessário revestir a garrafa ou recipiente com papel alumínio para que não seja atingida por claridade.

O primeiro passo é selecionar os galhos que vão ser enraizados e cortá-los, adequando o seu comprimento ao vaso para plantio, variando a altura de 20 a 50 centímetros geralmente. A espessura pode variar entre a de um lápis e um dedo.

Um fator importante para o sucesso do enraizamento é a imersão das estacas num tempo de 30 a 60 segundos. Colocar sempre a ponta da estaca com a parte mais grossa na solução, na altura de cinco centímetros. A vantagem deste enraizador é que podemos, na sequência, levar as estacas para os vasos ou plantar direto nos canteiros. O AIB é encontrado também na forma líquida é comercializada com a solução pronta e o tempo de imersão está indicado pelo fabricante.

Um método natural, mas com tempo de enraizamento demorado pode ser feito com garrafas plásticas. Corta-se a parte de cima da boca da garrafa onde está a tampa, uns 20 centímetros, mas sem tirá-la totalmente. Colocar água no fundo da garrafa até cobrir de 03 a 06 centímetros o pé das estacas. Colocar sempre a parte mais grossa dos caules para baixo. Fechar a parte aberta da tampa com uma fita crepe e deixar em local que apanhe sol e sombra. Se a água abaixar muito, complete até que comecem a surgir raízes num prazo de 20 a 40 dias.


Postar um comentário

0 Comentários