2ª Etapa do projeto "Paraná em nossos pés" é concluída"

NOT2_IMG1 - MINI
Clique para acessar a galeria de imagens.

Entre os dias 13 e 17 de agosto o Planalto do Paraná foi o foco do curso de capacitação "Paraná em Nossos Pés", organizado e executado pelo Parque da Ciência. O evento contou  com a presença dos técnicos da Disciplina de Geografia de 29 núcleos regionais de educação, que participaram de palestras, oficinas e aulas de campo, refletindo sobre os principais aspectos do 2º planalto paranaense.

Pautado por uma abordagem interdisciplinar e plurimetodológica, o objetivo do projeto é ampliar a bagagem técnico-científica dos técnicos da disciplina sobre a Geografia e História de nosso estado, para que atuem como multiplicadores deste saber em suas regiões, produzindo materiais didáticos, ministrando oficinas e outras atividades formativas aos professores da rede pública. Também visa incentivar o uso da aula de campo como estratégia metodológica para a abordagem dos conceitos e conteúdos da Geografia.

O curso foi iniciado pela palestra do Antropólogo Carlos Balhana (UFPR), que abordou a ocupação dos Campos Gerais, seguida pela oficina "A música como recurso didático nas aulas de Geografia", do Prof. Marcos Torres (UFPR). No segundo dia, foi realizada uma aula de campo cujo roteiro passou pelo pelo Complexo Industrial de Araucária, Região Rural de ContendaMonumento aos Tropeiros, Teatro São João, Museu Histórico da Lapa, Panteão dos Heróis e Museu das Armas. O terceiro dia foi marcado pelas aulas de campo nos Icnofósseis de São Luis do Purunã, Morro do Cristo e Escarpa Devoniana, Colônia Witmarsum, Parque Estadual de Vila Velha e parada em Carambeí. No quarto dia, a Fazenda Capão Alto e o Memorial da Imigração Holandesa em Castrolanda, e o Parque Estadual do Guartelá foram os pontos de parada. O e último dia foi iniciado pela atividade "Geografia em forma de Arte", onde os participantes produziram instalações visando retratar aspectos, conceitos e conteúdos abordados durante as palestras, oficinas e aulas de campo. Todas estas atividades foram orientadas por docentes de diversas áreas (Geologia, Antropologia, Biologia, História, Arte, Geografia), os quais forneceram uma visão abrangente e integrada do recorte espacial analisado.

O projeto "Paraná em nossos pés" contou, nesta 2ª fase, com a colaboração da Minerais do Paraná (MINEROPAR), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Postar um comentário

0 Comentários