Astronomia em Toledo: IV FOCAR e XXIX EREA!


O Curso de Formação Continuada em Astronomia (FOCAR) e 29º EREA (Encontro Regional de Ensino em Astronomia) foram realizados no Campus da PUC em Toledo, entre os dias 18 e 21 de julho de 2012.
 
O evento reuniu aproximadamente 170 participantes, entre professores da rede estadual e municipal e acadêmicos. Durante os 4 dias de atividades, foram realizadas diversas palestras e oficinas que enfocaram a discussão de conceitos e fenômenos astronômicos e a construção de materiais didáticos, como, por exemplo, foguetes ar/água, relógios de sol, modelos de sistema Sol-Terra-Lua, entre outros. Foram realizadas também, sessões de reconhecimento do céu a olho e observações solares e noturnas através de telescópios.

Um dos destaques do evento foi a palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes, realizada no Teatro Municipal de Toledo e reuniu aproximadamente 700 pessoas. Em aproximadamente 2 horas de fala, Marcos Pontes contextualizou sua carreira, os desafios que enfrentou, como foi o processo de seletivo, o treinamento e curiosidades sobre a I Missão Espacial Brasileira.

O FOCAR integra o Projeto "Céu do Paraná", coordenado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e realizado em parceria com o Parque da Ciência, Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, UFPR, UTFPR e Sociedade de Astrônomos Amadores.

O próximo FOCAR está previsto para a primeira semana de outubro e será realizado em Cascavel. Para maiores informações estarão disponíveis no blog do Parque da Ciência e no site "Céu do Paraná".
 
Oficina de montagem do Galileoscópio.
Lançamento dos foguetes ar/água.
Palestra do astronauta Marcos Pontes.

Postar um comentário

0 Comentários