A célula e a organização celular.

Por Anelissa Carinne dos Santos
 
As células são os elementos com os quais se constroem toda a imensa variedade de seres vivos – com exceção dos vírus. A maioria das estruturas celulares exige um microscópio eletrônico para que possam ser estudadas.
 
O termo célula foi utilizado pela primeira vez por Robert Hooke, em 1655. O pesquisador, usando um microscópio bastante rudimentar, observou numerosos compartimentos vazios na cortiça e os denominou células (diminutivo do termo latim cella – pequeno cômodo). Mas o que ele realmente observou foi células vazias, destituídas de matéria viva.
 
A organização celular varia conforme o ser vivo. Os procariotos não possuem núcleo celular organizado, ao contrário dos eucariotos. Num organismo pluricelular, complexo e bastante organizado, as células podem se associar de maneira a desempenhar determinada função e constituir um tecido. Vários tecidos, por sua vez, podem se agrupar, formando um órgão. Vários órgãos podem interagir, desempenhando uma determinada função no organismo, e formar um sistema. O conjunto de todos os sistemas constitui um organismo.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Gostei da linha de raciocinio de Anelissa, como posso contata-la?

    ResponderExcluir