Cuidados com a audição!

Por Rafael Vitorino de Oliveira

Todos os sentidos são importantes para o nosso desenvolvimento. O primeiro sentido que desenvolvemos é a audição, desde que a mãe conversa com seu filho antes do seu nascimento.

Deficiência Auditiva

Anomalia total ou parcial da capacidade de ouvir. Pessoas com essas características se enquadram no grupo de deficientes auditivos.

Os problemas auditivos não são raros. Será? Pense você, quantas pessoas você conhece? Poucas, se comparado ao numero de pessoas existentes no todo. Aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência auditiva. No Brasil, 15% da população tem algum tipo de anomalia relacionada à audição o que equivale à, aproximadamente, 2,25 milhões de brasileiros.

Podem ser classificados em duas classes: congênitos e adquiridos. No caso dos problemas de origem congênita, acredita-se que mais de 50% dos casos são por fatores genéticos, enquanto que os adquiridos, na maioria das vezes, são ocasionados pelo avanço da idade ou por exposição prolongada ou por curto espaço de tempo a ruídos intensos, ou seja, com alta taxa de decibéis (dB).

O exemplo do iPOD

Um dos maiores vilões da audição atualmente é o uso dos fones de ouvido em volumes altos. Recomenda-se nunca fazer o uso por tempo prolongado, ou seja a cada 60 min utilizando de uma pausa de 10 ou 15 minutos, e nunca utilizar o equipamento acima da metade de sua potência. Um equipamento como o iPod tem a capacidade de produzir sons com até 120 decibéis (dB). Esta potência pode causar um impacto no ouvido semelhante ao de um motor de um avião a jato. Lesões auditivas são potencialmente aumentadas acima de 90 dB, lembrando que essas lesões são irreversíveis

Exemplos de frequências e níveis de audição.

Escalas de Surdez:

- Leve – entre 20 e 40 dB
- Média – entre 40 e 70 dB
- Severa – entre 70 e 90 dB
- Profunda – mais de 90 dB

1º Grau: 90 dB
2º Grau: entre 90 e 100 dB
3º Grau: mais de 100 dB

Referências / Fonte:

http://www.fonoaudiologia.org.br/publicacoes/Panfleto%20Prevenindo%20e%20Tratando%20Problemas%20Auditivos.pdf

http://www.minisom.pt/servicos-e-contactos/questoes-frequentes/audicao-e-perda-auditiva/

http://www.superdownloads.com.br/materias/surdez-causada-pelos-fones-de-ouvido.html

http://deficiencia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1400768552

Postar um comentário

0 Comentários