Ashmolean museum: o primeiro museu público do mundo!

Por Jeffrey Cássio de Toledo

Inaugurado em 6 de junho de 1683, o Ashmolean Museum, é considerado o primeiro museu público do mundo.

Fachada do Asmolean Museum.

O museu de arte e arqueologia ligado à Universidade de Oxford possui obras importantes para a História da Arte, bem como relíquias, moedas e objetos pessoais com uma importância inestimável. 

Lanterna de Guy Fawkes.
Os objetos de curiosidade são peças como: uma lanterna usada por Guy Fawkes (líder da Revolução da Pólvora que ficou com sua face conhecida pelo personagem “V de Vingança”, na Graphic Novel de Alan Moore), uma espada do Rei Henrique VIII, entre outras. São artefatos importantes que contam um pouco da evolução da arqueologia enquanto um ramo da Ciência em expansão, com peças egípcias, inclusive do período pré-dinástico. 

Uma das características mais importantes deste museu foi a preocupação com a exposição didática ao longo dos anos. Tendo sofrido uma série de mudanças desde sua criação, o museu foi se expandindo e adquirindo novos objetos para exposição.  Conforme seu acervo crescia, aumentava também a preocupação em organizá-lo para melhor expor as peças, tornando a visita mais compreensível e possibilitando ao visitante uma visão mais concreta acerca da História e do museu como um todo.

Hoje, o museu Ashmolean está entre os mais visitados da Inglaterra, na lista dos museus gratuitos. Em 2009, por exemplo, a instituição recebeu mais de 1 milhão de visitantes., os quais podem desfrutar de gravuras de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael Sanzio. Além destes, existem exibições de paisagens chinesas e instrumentos musicais de Antonio Stradivari, mais conhecido como Stradivarius.

Site Oficial do Museu: http://www.ashmolean.org/

Saiba mais:



Postar um comentário

0 Comentários