Por que os navios mesmo sendo tão pesados não afundam?

Por Ana Caroline Pscheidt

A resposta não é tão simples. Vamos construí-la  começando por outra pergunta: Porque algumas coisas afundam na água e outras boiam? 

Sabemos que uma bolinha de isopor colocada na água boia, porém, uma de mesmo tamanho, mas de chumbo, afunda.  Qual a diferença entre a bolinha de isopor e a de chumbo?

Se você respondeu: o peso está correto! Uma bolinha de isopor é muito mais leve que uma bolinha de chumbo do mesmo tamanho.  

Arquimedes, físico e matemático grego que viveu por volta do ano 200 a.C, descobriu que todo corpo mergulhado em um liquido ou gás sofre uma força que o expulsa  verticalmente para cima. Essa força é chamada de empuxo. É ele que faz a bolinha de isopor boiar é também o que nos dá aquela sensação de estar mais leve quando estamos no mar ou em uma piscina.  

Quando mergulhamos um objeto na água e ele é lançado para cima, significa que o empuxo é maior que a força peso do objeto. Mas se ele afundar então a força peso é maior que o empuxo no objeto. Se o objeto ficar parado na água significa que a força peso é igual ao empuxo. 

Mas afinal o que define o empuxo de um corpo?


O principio de Arquimedes diz o seguinte:

“Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.”

Essa força a que Arquimedes se refere é o empuxo. Então, segundo Arquimedes, o empuxo em um corpo está relacionado ao peso do fluido deslocado e não com o peso do corpo imerso.

Recordemos o exemplo das bolinhas de isopor e chumbo. As bolinhas de chumbo e de isopor têm volumes iguais pois consideramos que elas possuem o mesmo tamanho. Então, se as duas bolinhas estiverem mergulhadas na água, irão deslocar a mesma quantidade de água, o que resulta, pelo princípio de Arquimedes,  no mesmo empuxo. Mas porque o isopor é lançado para cima e o chumbo afunda? Para responder isso é importante verificar o peso dos dois objetos. A bolinha de chumbo é muito mais pesada que a de isopor, o que resulta em uma  força peso de maior intensidade que o empuxo e ela afunda. No caso da bolinha de isopor, a força peso é menor que o empuxo, fazendo com que ela seja, então, lançada para cima.

A bolinha de isopor não fica mergulhada na água, logo ela sobe até a superfície e fica boiando, deslocando uma pequena quantidade de água. Nesse caso, a quantidade de água deslocada é menor que o volume da bolinha. Arquimedes descobriu também que poderia descobrir o peso de objetos que boiam na água verificando o peso do liquido deslocado.

Por exemplo: se você colocar uma bolinha em um copo que este completamente cheio de água, ela deslocará certa quantidade de água, fazendo-o transbordar.


Se você resgatar a água deslocada, com uma balança pode descobrir a massa da água que transbordou. Essa massa será igual à massa da bolinha. 

Usando uma jarra ou um copo graduado em mililitros você pode construir uma balança d’água. 


Encha o copo até certa medida, depois solte um objeto dentro do copo e verifique o quanto o nível da água se alterou. Por exemplo: se a altura inicial estava na marca de 100 mL e depois subiu ate 120 mL, então a água deslocada corresponde a 20 mL.  Se conhecermos a densidade do fluido (água, neste caso), podemos calcular a massa da água deslocada e assim conhecer a massa do objeto que esta boiando. 



A densidade da água é de 1g/cm3 (um grama por centímetro cúbico). Como 1 mL corresponde a 1 cm3, podemos escrever a densidade da água como 1g/mL, ou seja, cada mL de água tem 1 grama. Logo, 20 mL de água têm 20 gramas, ou seja, a massa do objeto é igual a 20 gramas. Lembre-se que sua balança sempre irá funcionar para objetos que boiam na água, se o objeto afundar o peso da água deslocada será menor que o peso do objeto e nossa balança não irá funcionar.

Afinal, porque os navios não afundam?

Conhecendo o principio de Arquimedes podemos explicar porque os navios não afundam. Primeiramente se fosse possível amassar o navio em forma de uma bola de ferro, com certeza ele afundaria e, e ao fazê-lo deslocaria certa quantidade de água. Como já sabemos, o peso da água deslocada é igual ao empuxo sofrido pela bola de ferro. Como seu peso é muito maior que o da água deslocada, então ele afunda!

Mas os navios não são bolas de ferro. Eles são construídos em um formato especial, para que ocupem bastante espaço dentro da água e que a maior quantidade dela seja deslocada. Assim, o peso da água deslocada pelo navio será maior do que o peso do próprio navio, ou seja, a força peso do navio fica menor que a força de empuxo, fazendo o navio boiar ou flutuar sobre a água.


REFERÊNCIAS

http://www.infoescola.com/fisica/principio-de-arquimedes-empuxo/

http://www.algosobre.com.br/fisica/principio-de-arquimedes-empuxo.html

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/EstaticaeHidrostatica/empuxo.php

RESNICK, R. HALLIDAY, D. Física. Volume 2

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Perfeita explicação! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Eu diria densidade ao invés de peso, lá no começo da explicação.
    Mas, bom texto!

    ResponderExcluir
  3. Só não entendi uma coisa..
    Quando o objeto está boiando, o empuxo é igual ao peso dele, ou o empuxo é maior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está boiando em cima, quer dizer que o empuxo é maior que o peso do objecto, se está boiando com uma parte imersa em água quer dizer que o empuxo é igual ao peso....

      Excluir
  4. Quando esta boiando parado significa que o empuxo é igual.

    ResponderExcluir
  5. Da hora muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. topperrrr obg me ajudou muito na pesquisa

    ResponderExcluir
  7. Mas tem a outra explicação que é o empuxo e se a área for maior maior será a força exercida no objeto a esfera de metal é pequena ou seja tem a área menor assim a força também é menor então a força da gravidade vence

    ResponderExcluir
  8. Cara, só consegui entender pela sua explicação, você é 10. Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a explicação, obrigada me ajudou bastante!!

    ResponderExcluir