Acervos digitais de Arquivos e Bibliotecas!

Por Jeffrey Cássio de Toledo

Ao longo da História os documentos oficiais emitidos por órgãos públicos por exemplo sempre foram alvo de estudiosos, por conterem uma grande quantidade de informações importantes para a atividade de pesquisa. Entretanto, em certos casos, a organização dos arquivos, bem como sua acomodação e preservação encontram-se de forma precária, dificultando o trabalho do pesquisador que, antes de tudo, acaba por ter de organizar e, em muitos casos, criar espaços e métodos para preservar o documento.

Atualmente, algumas instituições vêm fazendo reformas em suas instalações e provendo acomodações que realmente são funcionais neste processo de conservação de documentos. E ainda, mais do que isso, novas atividades são elaboradas com o objetivo de facilitar o acesso a esses materiais. 

A Biblioteca Nacional de Portugal, uma das mais importantes da Europa, é, no que diz respeito as suas ações de promoção e divulgação, certamente uma das mas inovadoras. Segundo dados da própria BNP, entre 2002 e 2007, foram digitalizados quase 7.500 documentos, dentre as classificações de iconografia, material textual, material cartográfico e até partituras musicais manuscritas.

Alguns documentos chamam a atenção por suas particularidades. Vários arquivos do período da Inquisição por exemplo, podem ser encontrados no portal da BNP. Além disso, obras como as de Fernando Pessoa e José Saramago, bem como notas e objetos pessoais também podem ser obtidos pelo site.

Essas oportunidades são ofertadas por vários museus (com suas visitas on-line) e outras bibliotecas e arquivos espalhados pelo mundo. Com certeza, é uma grande oportunidade de acesso a informação, onde todos podem conhecer o passado sem sair de casa.

O acesso aos arquivos pode ser feito pelo próprio portal on-line da Biblioteca Nacional de Portugal: 


Seguem abaixo outros arquivos públicos com acervo digital:

Arquivo público do Estado de São Paulo: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/

Biblioteca Digital Mundial: http://www.wdl.org/pt/

Museu Digital da História em Quadrinhos (em inglês): http://digitalcomicmuseum.com/

Biblioteca Nacional do Museu Nacional: http://www.obrasraras.museunacional.ufrj.br/

Biblioteca virtual da América Latina: http://www.bvmemorial.fapesp.br.

Postar um comentário

0 Comentários