Como surgiram os elementos químicos?

Por Fernanda Carolina Colere
Orientação e Revisão: Alan Eduardo Wolinski

Tudo o que vemos à nossa volta envolve Química. Desde o nosso corpo, nossa casa, a Terra, o ar. E tudo é formado por átomos e, da união deles surgem todas as substâncias. À medida que conhecemos os elementos que compõem determinada matéria nos vem a duvida sobre qual foi a sua gênese.

O surgimento dos elementos químicos aconteceu a partir da grande expansão do Universo - o Big Bang. Há cerca de 15 bilhões de anos o universo começou a evoluir, surgiram as estrelas, planetas e galáxias. Através da formação das partículas subatômicas, essas se uniram através de reações ocasionadas pelo resfriamento e expansão contínua,  dando origem a átomos leves e simples como o Hidrogênio (H) e o Hélio (He). Esses elementos, além de serem os primeiros a surgirem, são os que constituem praticamente toda a massa do universo.

Os demais foram e são formados por meio da fusão que ocorre no núcleo das estrelas, onde dois ou mais átomos se unem para formar um com núcleo e massa maior. Essa reação nuclear produz elementos químicos mais pesados como o carbono (C), o oxigênio (O), o silício (Si), o enxofre (S) e o ferro (Fe). Em particular, três desses formam mais de 80 % dos átomos da Terra: o Oxigênio domina a superfície do planeta e está presente na água, rochas e no ar, o Ferro é o principal elemento químico do núcleo da Terra e o Silício é encontrado nas areias que cobrem o fundo dos oceanos. 

O surgimento da Terra se deu por volta de 4,6 bilhões de anos atrás, já a vida, não se sabe ao certo como surgiu, mas todos os elementos que a propiciaram foram formados pelas reações nucleares ou pelos processos de "morte" das estrelas. Desta forma, podemos nos considerar “poeira de uma estrela”.

REFERÊNCIAS

www.observatorio.ufmg.br/pas36.htm

www.astro.iag.usp.br/~maciel/teaching/artigos/elementos/elementos.html

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Gostei da sua explicação. Me ajudou muito! :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. gostei demais bem iteresante!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, me ajudará nos estudos do OBA :D

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado me ajudou a fazer meu trabalho de ciencias sobre atomos e elementos quimicos

    ResponderExcluir
  5. Os elementos decorrentes da expansão foram as partículas subatômicas, o que eu queria saber é: a expansão é constituída de que e decorrente de que?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fernandinho beira mar15 de maio de 2017 às 09:06

      ãxei myuto bua a explixasao apendri o conteudo da aula em 1 dias

      Excluir
    2. Vc tem demência pela mor de deus que garota burra

      Excluir