Mulheres na Ciência: Marie Curie!

Por Pedro Monteiro Bittencourt
Orientação e revisão: Jeffrey Cássio de Toledo

No final do século XIX, início do século XX, o Ocidente estava, de certa maneira, estável. As transformações econômicas, sociais e culturais, proporcionadas pela dupla revolução – a Revolução Francesa e a Industrial -, pela consolidação da classe operária e dos movimentos de esquerda, entre tantas outras mudanças vistas no “longo século XIX”, estavam consolidadas, e as contradições destas políticas, em especial do imperialismo, não seriam tão facilmente percebidas até a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Neste mundo claramente hierarquizado, com o racismo científico em seu auge, e o papel da mulher claramente delimitado, com as universidades e o meio científico ocupados basicamente por homens, várias descobertas e teorias foram realizadas. Merece destaque a contribuição de Marie Curie, uma cientista polonesa que se tornou a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel (acabaria posteriormente ganhando outro Nobel em área diferente, o primeiro em física e depois em química), por suas descobertas quanto à radioatividade.

Apoiados nos estudos de Becquerel, Marie Curie e seu marido Pierre Curie, desenvolveram seus trabalhos quanto à radioatividade, e descobriram dois novos elementos químicos, o rádio e o polônio - este ganhou seu nome em homenagem à terra natal de Marie. Com um entendimento maior sobre a radioatividade, foi possível uma melhor compreensão da estrutura dos átomos, além de diversos outros avanços no campo da ciência. Merece destaque também, no entanto, a contribuição de Curie em outras áreas, como na medicina, com a utilização da radioterapia para o tratamento de câncer.

SAIBA MAIS:


A Descoberta da Radioatividade - www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod06/m_s02.html

A mulher que mudou a história da ciência - www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_29/MarieCurie.html

História da medicina nuclear - portaldaradiologia.com/?page_id=58#none

Postar um comentário

0 Comentários