O explorador Reinhard Maack!

Por Rafael Briones Matheus


Figura 1 - Reinhard Maack.
Reinhard Maack (02/10/1892 - 26/08/1969) nasceu em Herford na Alemanha, morou e trabalhou na região do sudoeste africano e no sul do Brasil, onde viveu até sua morte. Aos 18 anos, se especializou em geodésia e, em 1912, viajou para África conseguindo um emprego no serviço geodésico na Namíbia. Em 1923, foi enviado para o Brasil para trabalhar durante quatro anos em minas de exploração no Rio de Janeiro e Minas Gerais, que lhe despertaram o interesse em estudar Geografia e Geologia. 

A partir de 1912, Maack participou de muitas expedições científicas no sul da África e na América Latina, viajando metade do mundo e se transformando em um dos cientistas internacionalmente condecorados. Descobriu pinturas rupestres (figura 02) e tribos indígenas (figura 03), trabalhou com a prova da teoria da deriva continental e realizou inúmeros trabalhos pela documentação cartográfica, geográfica e geológica. Sua extensa obra de mais de quatro décadas de pesquisa, textos, filmes, desenhos, pinturas e fotografias do ponto de vista ambiental, social, científico, artístico e histórico é inestimável.

Figura 2: Pintura rupestre "Dama de branco".

Figura 3: Maack e Xetá.

Incansável defensor da preservação de áreas naturais, alertou para as consequências futuras do intenso desmatamento no interior do Paraná (expansão cafeeira), assim como as modificações no ciclo hídrico e a erosão do solo. Isso faz dele um dos primeiros ambientalistas, bem antes da ecologia ser uma questão social tão importante sendo, também, um conhecedor profundo da terra paranaense. Durante suas expedições, Maack sempre manteve seu diário com anotações e desenhos de suas descobertas geográficas e geológicas como, por exemplo, o bloco diagrama da Serra do Mar (figura 04).

Figura 4: Gravura bloco diagrama da Serra do Mar paranaense.

Leia mais: 

Livro: Geografia Física do Estado do Paraná, Autor: Reinhard Maack


REFERÊNCIAS


www.reinhard-maack.de

http://ceusnei.blogspot.com.br/2009/07/bloco-diagrama-da-serra-do-mar-do.html

http://altamontanha.com/Artigo/2837/reinhard-maack--geocientista-e-aventureiro




Postar um comentário

1 Comentários

  1. Isso ajudou bastante para o meu trabalho de formações vegetais do Paraná

    ResponderExcluir