MEIOS DE TRANSPORTE NA ÁSIA

Por: Alan Wolinski e Claudinei Rodrigues Ferraz 

As primeiras civilizações da Ásia datam de mais de 10.000 a.C. e a domesticação de animais veio por volta de 7000 anos depois. A partir deste momento o homem começa a utilizar a tração animal como forma de locomoção terrestre e para transporte de cargas mais pesadas. Invenções como a roda, trenó e embarcações a remo ou vela também auxiliaram no desenvolvimento destas civilizações.

Atualmente 50 países compõem o continente asiático, sendo este o maior, tanto em extensão territorial como em população, tendo uma enorme diversidade cultural e diferentes tipos de sistemas governamentais, entre outras peculiaridades. Neste continente, temos as maiores e menores nações do planeta.

Dentre os países asiáticos, China e Índia juntos possuem uma população de quase 3 bilhões de pessoas. O Japão é o décimo país mais populoso do planeta e a capital Tóquio possui a maior área metropolitana do globo, com cerca de 30 milhões de pessoas. Também pode-se destacar a Rússia, uma das grandes potências nucleares e que ocupa a nona posição dos países mais populosos.

A China é o país mais populoso e o terceiro em extensão, possui o maior sistema ferroviário rápido do mundo e o terceiro em tamanho. A partir da década de 90 o governo passou a investir em rodovias, visando interligar todo o país através de autoestradas. Possui cerca de 500 milhões de bicicletas em todo país e nos últimos anos a produção e venda de automóveis também aumentaram consideravelmente.   Por muito tempo um meio de transporte comum e de tração humana foi o Riquexás, tendo desaparecido no final da segunda guerra mundial. No início da década de 90 surge o ciclo-riquexás, como forma alternativa e mais barata de transporte. 

Figura 01 – ciclo-requixás. Fonte: http://www.viagens.org


Figura 02 - Bicicletas em Xangai. Foto: Eugene Hoshiko.

Segundo país mais populoso do planeta, a Índia é uma das civilizações mais antigas da humanidade, com uma rica diversidade religiosa e cultural. Possui a quarta maior linha ferroviária. A inserção de veículos motorizados no país é baixa, nas últimas décadas o governo investiu em estradas e infraestrutura no país. O transporte público é o principal meio de locomoção para a maioria da população, sendo um dos mais utilizado no mundo.


Figura 03 – Trem urbano na Índia.

A Rússia, grande potência nuclear, maior país em extensão territorial, está entre os 10 mais populosos. Possui a segunda maior malha ferroviária, perdendo apenas para os Estados Unidos. Grandes cidades possuem um sistema de transporte moderno e diversificado.

O Japão por sua vez, uma das 5 maiores potências econômicas, possui sofisticados trens, sendo o transporte mais comum para viajar pelo país. Devido à grande quantidade de ilhas que o compõem, outro meio de transporte muito utilizado são os Ferry, serviços de barcos, mais barato que o terrestre, porém mais demorado.

Figura 04 – Trem urbano no Japão. 


REFERÊNCIAS


Site BCC: Acesso em: 2014. Disponível em: 
http://www.bbc.com/news/world-south-asia-12557384

Site Global: Acesso em: 2014. Disponível em: 
http://www.rdmag.com/articles/2011/12/2012-global-r-d-funding-forecast-r-d-spending-growth-continues-while-globalization-accelerates

Site Web Japan: Acesso em: 2014. Disponível em: 
http://web-japan.org/factsheet/en/pdf/e38_transportation.pdf

Site English people daily: Acesso em: 2014. Disponível em: 
http://english.peopledaily.com.cn/90001/90776/90883/6847341.html

Site Russobrass: Acesso em: 2014. Disponível em: 
http://www.russobras.com.br/econ/ferrovias.php

Postar um comentário

1 Comentários