O QUE É INVERSÃO TÉRMICA?

Por: Rafael Briones Matheus


Imagem 01: Inversão Térmica na cidade de São Paulo. Fonte:http://csm7anod.pbworks.com

A inversão térmica é um fenômeno meteorológico que ocorre em grandes cidades, e tende a concentrar grandes quantidades de gases poluentes em uma fina camada da atmosfera. Em dias normais, o ar próximo à superfície se movimenta no sentido vertical, por convecção, onde a radiação solar aquece o solo, e este por sua vez aquece o ar logo acima (Imagem 02). 

Imagem 02 - Condições normais
Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br

Este processo se dá continuamente, e o constante movimento do ar possibilita a dispersão de gases poluentes em grandes cidades. Sabemos que o ar quente é menos denso e por isso tende a subir, e o ar frio mais denso tende a descer, ou seja tende a se movimentar para baixo, em direção à superfície. Desta forma o ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo a movimentação ascendente do ar, dificultando a dispersão dos poluentes que se mantém próximos ao solo (imagem 03).

Imagem 03 - Inversão Térmica 
Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/Ar/anexo/inversao.htm

As inversões térmicas são comuns nos períodos do ano em que ocorre o maior esfriamento, principalmente no inverno e no período noturno. Os ambientes urbanos concentram muitos poluentes, entre os principais estão eles:

Poluição Natural: poeira terrestre, cinzas resultantes de queimadas, gases vulcânicosetc.

Poluição proveniente dos transportes: além do gás carbônico produzido por motores a 
combustão presentes em carros, caminhões, ônibus etc., há também o lançamento de outros gases como óxido de enxofre, gases sulforosos, cloro, bromo e fósforo.

Poluição industrial: resultante dos resíduos de siderúrgicas, fábricas de cimento, indústrias químicas, usinas de gás, fundição de metais, além de substâncias tóxicas. 

Nas áreas urbanas há um grande número de indústrias e veículos, onde a inversão térmica leva a uma concentração destes poluentes, podendo causar diversos problemas de saúde na população. Por exemplo, sabe-se que ao inalarmos estas partículas de poluição, prejudicamos a nossa circulação vascular, aumentando as chances de hipertensão.


PARA SABER MAIS:

https://www.youtube.com/watch?v=fTg-JPQwfUs

https://www.youtube.com/watch?v=tyixHeiSutw

https://www.youtube.com/watch?v=Rp7rtGR_x50


REFERÊNCIAS:

Site:http://geografiaopinativa.blogspot.com.br/2013/11/inversao-termica-e-o-efeito-smog.html - Acessado em: 13/08/14

Site:http://www.cetesb.sp.gov.br/Ar/anexo/inversao.htm - Acessado em: 13/08/14

Site:http://ambiente.hsw.uol.com.br/inversao-termica.htm - Acessado em: 13/08/14

Postar um comentário

0 Comentários