SUPERFÍCIE DO MAR COBERTA POR LIXO PLÁSTICO

Por: Felipe Veiga

Figura 01 – Poluição dos oceanos por plástico. Fonte: http://divemag.org
Segundo dados divulgados pelo site Ambiente Brasil (http://www.ambientebrasil.com.br/), aproximadamente 88% da superfície dos oceanos de todo o mundo está contaminada por plástico. Essa proporção preocupa os pesquisadores, já que esta situação provoca efeitos sobre a vida marinha e a cadeia alimentar. Essa grande quantidade de lixo é carregada para os mares pelas chuvas. Um problema que, segundo os pesquisadores, pode aumentar nos próximos anos. 
Os dados foram coletados e baseiam-se em mais de 3 mil amostras oceânicas que foram coletadas pelos mares de todo o mundo em 2010. Os resultados foram publicados no Proceedings of the National Academy of Sciences. 

O plástico carregado para os mares é fragmentado por choques mecânicos com outros materiais, e já no oceano a fragmentação aumenta devido à ação da radiação solar. Os pequenos pedaços microscópicos de plásticos (HIPERLINK TEXTO – O lixo que ninguém vê) podem durar centenas de anos e foram detectados em 88% da superfície oceânica analisada durante a Expedição Malaspina 2010.

Apesar de os cientistas avaliarem que a quantidade total de plástico nos oceanos no mundo é menor do que as estimativas anteriores, levantaram novas preocupações sobre o destino de tanto plástico, particularmente os pedaços menores. 

Sem dúvidas, mais pesquisas são necessárias para descobrir aonde estas partículas vão e quais os efeitos que têm na vida marinha. Apesar de se saber que esses fragmentos plásticos trazem efeitos à vida marinha, principalmente na cadeia alimentar, a maioria dos impactos relacionada à poluição do plástico nos oceanos não é não está completamente elucidada. 



REFERÊNCIAS

Ambiente Brasil. Acesso em: 2014. Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários