EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E MUSEUS

As atividades desenvolvidas em museus e centros de ciência têm sido objeto de estudo de pesquisadores de todo o mundo, os quais buscam avaliar o impacto de tais ações no público que as frequenta. Neste universo, destacam-se as relações museu x escola, que se configuram como um importante e fértil campo de pesquisa.

A Seção "Educação e Ciência" apresenta questões pertinentes às ações desenvolvidas em museus de ciência, tanto no que concerne às atividades de divulgação científica e tecnológica, quanto as de caráter educativo desenvolvidas por tais instituições.

Também encerra as produções da equipe do Parque da Ciência, bem como estratégias metodológicas, sugestões de leitura e reflexões acerca da prática educativa em espaços não formais de educação, visando apoiar o educador interessado em visitar o Parque da Ciência com seus estudantes na execução de seu plano de trabalho.

ESTRUTURA


MUSEUS DE CIÊNCIA - UM BREVE HISTÓRICO: Um recorte sobre a gênese e evolução destas instituições, desde as coleções sem nenhum tipo de organização e intocáveis até as modernas exposições interativas.

MUSEU DE CIÊNCIA - O QUE É, O QUE FAZ?: Apresenta algumas reflexões sobre a função dos museus de ciência e suas relações e parcerias com sistema formal de ensino.

A VISITA AO PARQUE DA CIÊNCIA: Discorre sobre os pressupostos básicos da visita escolar ao Parque da Ciência: interatividade, contextualização e interdisciplinaridade. Também encerra discussões sobre os processos inerentes à educação não-formal e encaminhamentos que podem ampliar o rendimento e a abrangência da atividade realizada no Parque.

SUGESTÕES DE LEITURA E APROFUNDAMENTO: Reúne artigos, dissertações, teses e outros materiais de apoio que promovem reflexões sobre a prática museal e as relações museu-escola, divididas em duas sub-seções: "Produções sobre o Parque da Ciência" e "Museus e educação em Geral". A primeira reúne análises e relatos sobre as ações desenvolvidas pelo Parque da Ciência e, a segunda, pesquisas e discussões sobre espaços semelhantes ou questões ligadas à divulgação e educação científica em geral.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Por favor, gostaria de saber como funciona as visitas ao parque. Gostaria de saber se as visitas ao parque são só escolares ou também se dedica ao publico, pois gostaria de fazer uma visita com minha minha família ao parque. precisa agendar?
    Obrigada

    ResponderExcluir