A LUA

A Lua é o único satélite natural da Terra, possuindo aproximadamente 1/3 do diâmetro do nosso planeta e orbitando-o a uma distância média de 383.990 km. Segundo a teoria mais aceita, um planetóide chamado Téia colidiu com o jovem planeta Terra há cerca de 4 bilhões de anos e os restos deste choque agregaram-se formando a Lua.

A Lua completa sua órbita ao redor da Terra a cada 29,5 dias aproximadamente, tempo igual ao necessário para que ela execute uma volta ao redor de si mesma, o que resulta no fato de que sempre vemos a mesma "face" da Lua, ou seja, seus movimentos de rotação e translação são sincronizados.

Nesta página você encontrará informações sobre a aspecto da Lua em tempo real, bem como modelos e simuladores que lhe auxiliarão a compreender alguns fenômenos resultantes da interação entre a Lua e a Terra.

A LUA AGORA



CALENDÁRIO LUNAR


MAS POR QUE ACONTECEM AS FASES?

Ao longo de seu ciclo de 29,5 dias ao redor do nosso planeta, a Lua apresenta 4 fases: Crescente, Cheia (ou Plenilúnio), Minguante e Nova (ou Novilúnio). Isto se deve ao fato de que, assim como a Terra, nosso satélite é iluminado pelo Sol, mas nem sempre a metade iluminada está voltada para nós, conforme ilustra a figura abaixo.

Fonte: Universidade de Nebraska-Lincoln

1) LUA NOVA ou NOVILÚNIO: Nesta posição a Lua aparece na direção do Sol e a face voltada para nós não recebe luz;

2, 3 e 4) LUA CRESCENTE: Conforme nosso satélite orbita a Terra, a porção iluminada visível para nós vai gradualmente crescendo;

5) LUA CHEIA ou PLENILÚNIO: Agora temos a face voltada para nós completamente iluminada;

6, 7 e 8) LUA MINGUANTE: Finalmente, conforme a Lua gira ao redor da Terra, a porção iluminada visível vai decrescendo, até chegarmos na Lua Nova e o ciclo se reinicia.

Fonte: Mundo Educação.
Um aspecto importante a ser salientado é que, devido as limitações da figura, quando a Lua se encontra nas posições 1 e 5 passa-se a impressão de que ocorrem eclipses. Porém, tal fato não é verdadeiro. Eclipses solares sempre acontecerão na Lua Nova, assim como os lunares sempre ocorrerão na Lua Cheia. Entretanto, não é em toda Lua Nova que temos Eclipses Solares e não é em toda Lua Cheia que temos os Lunares, ou seja, existem condições especiais para os eclipses. 

Observando a figura ao lado, nota-se que a órbita da Lua possui uma inclinação de 5,2º em relação ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol. Este ângulo faz com que nem sempre a sombra da Lua seja projetada na Terra e a sombra da Terra sobre a Lua (o que acarretaria em um Eclipse Solar e Lunar, respectivamente). 



SIMULADOR DE FASES

O site da Universidade de Nebraska-Lincoln possui diversos simuladores educativos e, dentre eles, um que ilustra as fases da Lua. Vários parâmetros podem ser modificados, além da representação do fenômeno em diversas perspectivas.

PARA ACESSAR O SIMULADOR, BASTA CLICAR NA IMAGEM ABAIXO.

Fonte: Universidade de Nebraska-Lincoln




Postar um comentário

0 Comentários