POSIÇÃO ISS

O QUE É

A Estação Espacial Internacional (ISS em inglês) é um laboratório de pesquisas fruto da parceria de diversas Agências Espaciais ao redor do Planeta. Sua construção começou com o lançamento do módulo Zarya construído pelos Russos e financiado pelos Estados Unidos em 20 de novembro de 1998. Em 2000 recebe sua primeira tripulação e, desde então, várias missões para troca de tripulação, montagem de módulos complementares, envio de suprimentos e de reparos já foram realizadas.

Fonte: ESA.

A ISS localiza-se na chamada "órbita baixa" - entre 330 e 450 km de altitude. Dá uma volta ao redor da Terra a cada 90 minutos aproximadamente, com uma velocidade média de 27.000km/h!

A Estação permanecerá em funcionamento até 2020, quando seus componentes atingirão o limite de sua vida útil. Futuras estações e programas espaciais que por ventura a substituirão ainda estão em planejamento.

DÁ PRA VÊ-LA NO CÉU?

Devido às suas dimensões e à sua órbita é possível observá-la como um ponto tão brilhante como o planeta Vênus (chamado popularmente de "Estrela Dalva"). Para tanto, faz-se  necessário saber quando ela passará acima da sua localidade.

Felizmente existem diversas ferramentas na Internet, tais como sites e aplicativos para computadores, tablets e smartphones. Uma delas é o site da ESA (Agência Espacial Européia), que disponibiliza a posição e outras informações (velocidade, altitude, posição na órbita anterior e na posterior) em tempo real. 

A IMAGEM ABAIXO INDICA A FUNÇÃO DOS CONTROLES, AS INFORMAÇÕES E, CLICANDO NELA, A FERRAMENTA DE RASTREAMENTO ABRIRÁ EM UMA NOVA JANELA OU ABA. OBS.: NECESSÁRIO TER O JAVA INSTALADO. 

1 e 10) Posição da ISS;

2) Horizonte de visualização;

3) Órbita anterior (1:30h atrás);

4) Órbita futura (1:30 à frente);

5) Coordenadas;

6) Altitude em relação ao nível do mar;

7) Velocidade;

8) Horário no Tempo Universal Coordenado: diminuir 3 horas para saber o horário local;

9) Alterna para modo tela cheia.

Caso não funcione em seu computador, outra ferramenta semelhante pode ser encontrada no site ISS Tracker (http://www.isstracker.com).


Postar um comentário

0 Comentários