DE OLHO NO CÉU

Aqui você encontra diversas informações sobre tudo o que acontece no céu. Todo mês temos atualizações envolvendo os principais fenômenos celestes observáveis, além de dicas e artigos relacionados à Astronomia.

CARTA CELESTE

Carta celeste para a região do Paraná. Março/2015.

CÉU DE MARÇO

Para os habitantes do hemisfério Sul da Terra, o mês de março marca o fim do verão e o início de uma estação de transição para o Inverno, chamada de outono, nome que deriva do radical etrusco autu, associado a passagem do ano.

Para os habitantes do hemisfério Sul da Terra, o mês de março marca o fim do verão e o início de uma estação de transição para o Inverno, chamada de outono, nome que deriva do radical etrusco autu, associado a passagem do ano.

Em 2015, o início do outono ocorrerá no dia 20/03, às 19:45h. Tal data é chamada de equinócio de outono. A palavra equinócio vem do latim aequus (igual) e nox (noite), significando "noites iguais", ou seja, o dia (parte clara) e a noite duram o mesmo tempo - 12 horas. Neste dia teremos o Sol nascendo no ponto cardeal Leste e se pondo no ponto cardeal Oeste. A partir desta data, o Sol vai nascendo cada vez mais ao Norte do ponto cardeal Leste e os dias (parte clara) vão se tornando menores e as noites mais longas, até o primeiro dia do inverno.






PLANETAS VISÍVEIS

Vênus resplandece como um dos objetos mais evidentes no céu do lado oeste, permanecendo até cerca de 23:00h. É facilmente identificável como um ponto muito brilhante na constelação de Sagitário (figura 4).

Figura 4.

Para os mais experientes e que dispõem de um telescópio, fica a dica do planeta Urano, sétimo em ordem a partir do Sol e 3º maior planeta do Sistema Solar, que pode ser encontrado na constelação de Peixes. Mas atenção: diferentemente de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, Urano não é visível a olho nu, pois seu brilho é tão fraco que não pode ser percebido por nossos olhos.

No  amanhecer (por volta de 05:50h) ainda podem ser observados os planetas Marte e Júpiter. Marte aparece como um ponto vermelho nas imediações da Constelação de Leão, ao passo que Júpiter é o ponto mais brilhante do céu (acima de duas outras estrelas brilhantes chamadas de Cástor e Póllux, da Constelação de Gêmeos), situação ilustrada pela figura 5.

Figura 5.
Na imagem também foi destacado o Cometa ISON, que pode nos render uma bela atração neste fim de ano mas, por enquanto, sua observação é apenas para os mais experientes e que possuem equipamentos. Caso queira saber mais sobre o Cometa ISON acesse este o texto "Vem aí o cometa do século! Ou talvez não...". No submenu da Seção desta seção você pode conferir um simulador que fornece diversas informações sobre o cometa.

Na subseção "Planetas Visíveis" deste blog, o leitor encontrará ferramentas que fornecerão a posição dos planetas e de suas respectivas luas em qualquer data confira!

EVENTOS DO MÊS:


04/11 a 09/11/2013 - Luz cinéria da Lua
06/11/2013 às 06:21h - Lua no perigeu (ponto da órbita de menor distância ao planeta Terra, d = 357 mil km).
13/11/2013 após as 20:00h - Lua nas proximidades do Planeta Urano.
22/11/2013 às 06:50h -  Lua no apogeu (ponto da órbita da Lua de maior distância ao planeta Terra, d = 406 mil km).

INSTRUÇÕES DE USO DA CARTA CELESTE:

A figura acima ilustra as estrelas, constelações e planetas observáveis no início da noite (entre 19:30h e 20:30h) para o município de Curitiba. Os objetos que estão próximos à borda estão na linha do horizonte e, os próximos ao centro, ocupam as regiões mais altas. O leitor deve posicionar a imagem de modo a coincidir o horizonte da carta celeste com o horizonte a ser observado e de acordo com os pontos cardeais, tomando o cuidado para não invertê-los ao mudar a direção de observação. Para obter outras cartas, acesse www.heavens-above.com.

Postar um comentário

1 Comentários